segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

AMOR PERFEITO


Em Sófia com o Zé Esteves*

Esqueci-me mas tenho a certeza
que foi já há muito tempo.
ofereci um verso comprometido quase infantil
a uma menina em botão do teu
e do meu Ribatejo. Como era linda
como se assemelha às imagens
que hoje já povoam os teus sonhos.

Esqueci-me mas tenho a certeza
que foi apenas há momentos.
Eram rodelas de luz e tecidos de seda
pão e água lábios e línguas.
Baton e perfumes importados do ocidente.

Estava quase tonto de sono
quando me recordei dos figos secos
e das passas das nozes e avelãs.
Sim é nas mãos que começa a festa
os caminhos últimos da tentação.

Esqueci-me mas sei muito bem
às vezes mesmo sem navalhas afiadas
ou moto-serras cortamos definitivamente
os troncos das metáforas que são nossas
as raizes e a memória das próprias mãos.

No momento das despedidas
ficam para vos iluminar os laços da fantasia
desse farol persa da estrela da madrugada.
Ficam na música longínqua dos búzios
se encostarem como só vocês sabem com muito
muito cuidado aos ouvidos marítimos do amor.

Sófia, 27.01.1981.
*O espectáculo já começou nos teus olhos
a inquietação da poesia da fascinação
vai despertá-los todos os dias pela manhã.

Sem comentários: