terça-feira, 23 de dezembro de 2008

AMIAIS

Estes são os primeiros passos da minha vida
os primeiros caminhos perdidos
da minha negação que nunca se encontrou.

Estes são os primeiros minuto verdadeiros
percorridos calmamente pelas ruas escassas
da minha aldeia dos marmelos galegos
dos figos maduros de outrora.

Este é o primeiro encontro real
o único encontro de mim com a minha ausência.
O primeiro café a primeira chávena aquecida
que bebi sem querer e parti por gratidão.

Este é o primeiro momento
em que não sou mais que a minha gente
a combustão lenta e final
da infância humilde e feliz algures abandonada.

Não! Eu nunca mais serei eu!
Nunca mais beberei a minha terra
com lágrimas de coelhos e gafanhotos.

Apenas a lâmpada ofusca para esturrar
o bolo da noiva que os fornos dos olhos
migalha a migalha amassaram e cozeram.

Amiais de Baixo, 06.07.1980.

Sem comentários: