sábado, 3 de dezembro de 2016

20. Lava de vulcão



Sabes fui fazer uma espera aos barcos de pesca no porto
negociei entre homens pensando em ti com o meu sorriso
e trouxe para casa o melhor cação a um preço muito baixo.
- Não pensas que mereço mais que um simples beijo?

Agora por favor cozinha com arte o peixe no forno
minha cozinheira de fino barro e lava de puro vulcão
enquanto feito narrador eu preparo as palavras, o fogo
e cuidadoso as coloco na nossa melhor posição.

No mercado vendedora de figos e romãs se desabotoa.
Das tabernas visitadas toda a comida foi muito boa
mas nada se comparava com a dádiva dos teus frutos.
- Tu eras nesses dias o melhor, o único dos meus luxos.

Foi contigo que aprendi este provérbio polaco
”Peixe para ter sabor precisa de nadar três vezes:
- na água, na manteiga e no vinho.”



Sem comentários: